“Planeta Primário/Bóia Sideral” (2019). Miguel Palma

Planeta Primário / Bóia Sideral Vivi 20 anos com esta esfera no jardim da minha casa. Por vezes quando a olhava via nela geografias planetárias. As diferentes cores e tonalidades da ferrugem espelhavam camadas de tinta de períodos diferentes. A geografia destes continentes “cicatrizados” foi o resultado dos embates violentos dos navios que durante anos [...]

“Câmara Solar (Inversão)” (2019). Elisa Balmaceda.

Câmara Solar (Inversão) Câmara Solar (Inversão) inspira-se nas construções pré-colombianas destinadas à observação astronómica. Procura recuperar o vínculo do humano com o cíclico, cósmico e ritual, da envolvente, para situar e religar o corpo com a paisagem local, em [sobretudo nestes] tempos de crise ecológica e alterações climáticas. A obra propõe uma arquitetura temporal de [...]

“Lithos” (2019). Natalia Bezerra & Kaitlin Ferguson.

Lithos Lithos é uma escultura reativa quanto à sua envolvente que procura interligar as pessoas com o espaço. A peça utiliza materiais naturais de proveniência local, transformando-as para criar uma escultura que desenha novas interpretações lúdicas da paisagem. O trabalho assume a forma de um litofone interativo, que convida à participação dos possíveis intervenientes. Os [...]

“A Pedra das Pessoas” (2019). Steven Barich.

A Pedra das Pessoas Das cordilheiras de montanhas a monólitos, estelas a marcos, naturalmente formados e esculpidos à mão, os marcadores têm sido usados como ferramentas físicas de referência, desde medir onde estamos, até quanto temos ainda de percorrer. Pode-se argumentar que o graffiti é uma forma de “marcação” e criação de marca, é também [...]

“Pedra Viva” (2019). Liliana Velho.

Pedra Viva "Pedra Viva" é um projeto inspirado numa série de micro práticas relacionadas com flores e plantas, algo que a artista desenvolve desde 2016. Estas micro práticas consistem em observar, recolher e identificar pequenas plantas, que depois são usadas no seu trabalho em cerâmica. Muitas vezes servem de inspiração para conseguir formas mais orgânicas, [...]