POLDRAVAN-www-titulo
POLDRAVAN-www-simbolo

O POLDRA – Van Size Public Art é uma iniciativa que pretende conceber, executar e instalar, em mostras temporárias – por períodos variáveis – criações contemporâneas de Arte Pública. Não sendo site-specific, devem possibilitar a interação com espaços públicos de contextos e tipologias variáveis. A principal orientação do POLDRA – Van é, numa escala humanizada, interagir com os distintos públicos e permitir o estabelecimento de diálogos quanto ao que são Arte e Espaço Público.

As peças desta deriva do POLDRA – Public Sculpture Project, são pensadas expressamente para uma dinâmica de circulação. Compatíveis com as dimensões máximas de um monovolume (160 x 160 x 160 cm), ou passíveis de assemblagem fácil e célere, dando corpo à ideia de flash assembly/exhibit. Se houver um local disponível, as peças do POLDRA – Van poderão nele ser apresentadas… integrando a noção de acesso global à Arte Pública (“Se a montanha não vai…”). Igualmente incorporam o princípio da intervenção mínima, podendo ser instaladas sem fundações ou sistemas de agregação que – de algum modo – impliquem o condicionamento e/ou destruição (total ou parcial) das superfícies e contexto dessa mesma implantação.

Para a primeira “Viagem” foram convidados os artistas plásticos Cristina Ataíde, Pedro Pires e Liliana Velho. O primeiro espaço de “paragem”, será o dos Jardins do Solar do Dão (Fontelo – Viseu, Portugal), a partir de 23/07/2021. A segunda paragem será nos Jardins d’o Novo Ciclo, casa da ACERT, em Tondela, a partir de 04/02/2022.

Obras

“Conversadeiras” (2021). Cristina Ataíde

“Conversadeiras” (2021). Cristina Ataíde

“Where are we now” (2021). Pedro Pires

“Where are we now” (2021). Pedro Pires

“Ilha” (2021). Liliana Velho

“Ilha” (2021). Liliana Velho

Artistas

Cristina Ataíde

Cristina Ataíde

Pedro Pires

Pedro Pires

Liliana Velho

Liliana Velho

Publicações

Uma Visão Sobre... Arte Em Espaço Público

Texto: Rui Macário Ribeiro
Ilustrações: Pedro Pires

Esta obra integra o Programa “Curador Júnior POLDRA” que procura incentivar o conhecimento das dimensões relativas à criação contemporânea em espaço público, a partir do contexto de criação e implantação das obras, bem como as mensagens das próprias obras e intenções dos seus respectivos autores, colocando em debate conceitos como arte, criação contemporânea, espaço, escala, estética, e intervenção pública.
A designação “Curador Júnior” remete simultaneamente para a noção de idade dos participantes (considerados idealmente para o intervalo de idades) e a noção de experiência. “Júnior” porque “novos” na análise da realidade apresentada. Por outro lado, “Curador” remete de modo dúplice para a Curadoria artística, expositiva; ainda que, igualmente, para a responsabilidade de preservação e acção orientada para o respeito que qualquer “bem” em espaço público requer de, e permite a, cada membro da comunidade.

Folha de Sala

23.07.2021 - Jardins do Solar do Dão, Viseu
04.02.2022 - Jardim da ACERT, Tondela

Para aqueles que visitam as obras, esta folha de sala reúne toda a informação para as conhecer um pouco melhor.

Catálogo

Publicado em Fevereiro, 2022.

Neste catálogo documentam-se os trabalhos criados para o POLDRA, desde a sua génese em 2018 até aos mais recentes, em 2021, com as criações de Cristina Ataíde, Pedro Pires e Liliana Velho para o POLDRA – VAN SIZE PUBLIC ART.

POLDRA - Van Size Public Art é uma iniciativa promovida e gerida pela PROMINENTCHANCE/João Dias STUDIO