O POLDRA – Public Sculpture Project, desenvolve um circuito de Arte Pública/em Espaço Público, na Mata do Fontelo (Viseu, Portugal) desde 2018.

A intervenção mínima e a reversibilidade, são princípios orientadores de toda a conceção do POLDRA. Cada uma das obras, sendo pensada para uma existência no Fontelo de cerca de dois anos, implica uma conceção site-specific, que assume a Mata do Fontelo, a sua biodiversidade e usos humanos simultâneos, como principal foco desde o momento inicial; sem deixar de questionar os limites da Arte Pública e da Escultura Pública em particular.

O que começou por ser uma experiência limitada ao contexto, ou alcance, nacional, transformou-se, a partir de 2019 num programa estruturado de pensamento e criação global. O próprio nome “POLDRA” sendo um regionalismo que designa cada uma das pedras que permitem a travessia de um curso de água – pontes informais, de certo modo – caracteriza essa intenção de estabelecer pontes entre territórios, linguagens e, acima de tudo, comunidades.

É a partir de 2019 que se lança a Open Call POLDRA, que tem vindo a receber o interesse dos mais diversos territórios, autores e formulações de Arte Pública. De cerca de 50 candidaturas nessa primeira edição, quase 200 foram validadas em 2021 (sendo analisadas propostas provenientes de todos os continentes). Através da Open Call e a cada ano, dois artistas têm a possibilidade de conceber e executar as suas propostas, na Mata do Fontelo, sendo critério exclusivo o mérito do trabalho e a adequação às premissas e princípios do POLDRA.

Em 2021, apresentam-se 4 novas obras, da autoria de Januario Jano (AGO), Carvalho Araújo (PRT), Linfeng Zhou (CHN) e Xinyi Wang (CHN), a que juntam as instaladas em anos anteriores, de Kiluanji Kia Henda (AGO), Rui Sanches (PRT), Steven Barich (USA), Pedro Pires (AGO), Liliana Velho (PRT), Signe Ferguson (USA) & Thanasis Ikonomou (GRC/CAN), Jazmin Charalambous (GBR), Natalia Bezerra (USA) & Kaitlin Ferguson (GBR).

A edição de 2021, terá a sua apresentação no dia 18 de Setembro de 2021 (Mata do Fontelo, Viseu, Portugal), pelas 17h.

POLDRA – PUBLIC SCULPTURE PROJECT é uma iniciativa promovida e gerida pela PROMINENTCHANCE/JOÃO DIAS STUDIO, financiada pelo Programa Municipal de Apoios “Viseu Cultura – Linha ANIMAR”, do Município de Viseu.