Kassanje

A fé na virgem
Piedade e medo das almas esquecidas sob o céu polarizado,
Lágrimas, suor e sangue
Desnudam as posses do solo.

Inspirado em eventos históricos e na importância da representação cultural, Kassange examina a dinâmica das relações no tempo e no espaço.
Esta escultura funciona como um espaço convergente para todas as espécies vivas. Apesar da sua representação de poder e domínio, tenta mudar o sistema hierárquico embutido, permitindo um exame aprofundado a como espaços e estruturas podem influenciar e moldar as relações, considerando a sua importância sociocultural e ecológica.
Dentro da escultura há um elemento de inclusão que permite aos habitantes, humanos e não humanos, ativar o espaço numa ordem não hierárquica. As implicações psicológicas que o espaço apresenta manifestam-se em incerteza, ansiedade, falta de direção e ausência de esperança. Isso criaria um estado de fluxo constante, guiando a percepção do espectador por uma reflexão profunda do seu passado, presente e futuro.
A catedral costuma representar o poder cristão, “fetichizada” como o espaço sagrado elevado, tem seu subtexto de amor a oprimir e dominar. Examinando o papel desses edifícios e sua função dentro da cultura ocidental em relação à cultura africana, a catedral foi um catalisador para a concepção desta obra.

Ficha técnica

Kassanje, 2021

Autoria: Januario Jano
560 x 600 x 800 cm
Ferro Galvanizado, Acrílico transparente
Mata do Fontelo / 40.6592199, -7.9039978

Januario Jano

Nascido em Angola, Januário Jano é um artista plástico que vive e trabalha entre Luanda, Londres e Lisboa. Com uma prática multidisciplinar, trabalha principalmente nos domínios da escultura, instalação (vídeo, fotografia, som) e performance. O seu trabalho centra-se na identidade cultural e pessoal, a partir de onde explora narrativas históricas e contemporâneas.
Januário Jano é mestre em Belas Artes pela Goldsmiths University de Londres; fundador do Coletivo Cultural Pés Descalços; e organizador do TEDx Luanda desde 2012. Expõe internacionalmente, de forma regular, desde 2015.

Localização

Mata do Fontelo
Viseu, Portugal
40.6592199, -7.9039978