JJ-ilustracao

Kassanje

A fé na virgem,
Piedade e medo das almas esquecidas,
Lágrimas, suor e sangue sob o céu polarizado,
Desnude as pertences do solo.
– Januario Jano

Inspirado em eventos históricos e na importância da representação cultural, a obra de arte examina a dinâmica das relações no tempo e no espaço.
Esta escultura funciona como um espaço convergente para todas as espécies vivas. Apesar da sua representação de poder e domínio, tenta mudar o sistema hierárquico incorporado, permitindo um exame profundo de como espaços e estruturas podem influenciar e moldar as relações, considerando a sua importância sociocultural e ecológica.
Dentro da escultura, há um elemento de inclusão, que permite aos habitantes dos seres humanos e não-humanos ativar o espaço numa ordem não-hierárquica. As implicações psicológicas que o espaço apresenta manifestar-se-iam em incerteza, ansiedade, falta de direção, e desesperança. Isso criaria um estado de constante fluxo ao orientar a perceção do espectador numa profunda reflexão sobre do seu passado, presente e futuro.
A catedral representa normalmente o poder cristão, fetichizado como o espaço sagrado elevado, tem o seu subtexto de amor para oprimir e dominar.
Examinando o papel destes edifícios, e a sua função dentro da cultura ocidental em relação à cultura africana, a catedral foi um catalisador para a conceção desta obra.

Ficha técnica

Kassanje, 2021

Autoria: Januario Jano
560 x 600 x 800 cm
Ferro Galvanizado, Acrílico transparente
Mata do Fontelo / 40.6592199, -7.9039978

Januario Jano

Nascido em Angola, Januário Jano é um artista visual que vive e trabalha entre Luanda, Londres, e Lisboa. Com uma prática multidisciplinar, o artista trabalha principalmente com escultura, instalação (vídeo, fotografia, som), e performance. O seu trabalho centra-se na identidade cultural e pessoal para explorar narrativas históricas e contemporâneas.
Januário Jano tem um Mestrado em Belas Artes da Goldsmiths University em Londres, é o fundador do Coletivo Cultural Pés Descalços e organizador do TEDxLuanda desde 2012. Expõe internacionalmente e regularmente desde 2015.

Localização

Mata do Fontelo
Viseu, Portugal
40.6592199, -7.9039978