Continuando a premissa de apresentar a criação contemporânea e os eventos de Arte Pública em Portugal a novos públicos, teve lugar mais uma Aula Aberta, desta feita, em formato de sessão dupla, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu, contando como oradores Teresa Boieiro e Luísa Moreira, fundadoras e da Ocupart e Diretoras da The New Art Fest; e Lourenço Egreja, curador com vasta experiência nacional e internacional.

Perante uma plateia preferencialmente constituída por alunos da licenciatura em Turismo, foram apresentados alguns dos exemplos mais relevantes com os quais os oradores possuem ligação, sempre focados na partilha a partir de um modelo coloquial.

Ocupart é uma agência de arte vocacionada para desenvolver projetos culturais em espaços não convencionais.Entre as suas atividades, destaca-se o The New Art Fest, festival de new media art, que terá a sua quarta edição em 2020, em Lisboa, sob o tema “Made in China – Generation Y. Em paralelo realiza exposições de arte contemporânea, em Lisboa e noutras localidades. Com especial atenção dedicada à media art, trabalha com artistas de diversas disciplinas, da pintura à arte robótica, passando pela escultura e a instalação e outras práticas contemporâneas.

Lourenço Egreja é curador do projeto Carpe Diem Arte Pesquisa, fundado em 2009. Nos E.U.A trabalhou com a Creative Time, Wave Hill Public Gardens e Roy Lichtenstein Foundation. Em Portugal desenvolveu e coordenou vários projectos como o Anteciparte, nas edições de 2005, 2006, 2007 e 2008; Smallbox28 no Hospital Júlio de Matos; As Sete Maravilhas EDP; Junho das Artes em Óbidos. É Mestre em História de Arte e Estudos Museológicos pela City University of New York, Nova Iorque, E.U.A.