“O Sol Nascente na Terra do Medo” (2020). Kiluanji Kia Henda

O Sol Nascente na Terra do Medo A escultura “O Sol Nascente na Terra do Medo”, é parte de uma série de obras que Kia Henda tem explorado desde 2015, inspiradas nos gradeamentos dos edifícios e casas em Angola. A “dissimetria” social alterou profundamente a fisionomia da cidade, lares que se tornaram em autênticos cárceres [...]

“Sentinela do Fontelo” (2020). Rui Sanches

Sentinela do Fontelo Uma presença, antropomórfica, dialoga com a única árvore que ocupa o centro da clareira. Uma construção, rigorosa e arquitetónica, confronta e acompanha o elemento vegetal, selvagem na sua naturalidade. Entre os dois “seres” verticais estabelece-se uma ligação que cria um espaço denso de referências, energético e magnético, que atrai os visitantes para [...]

“O Tapete da Rocha” (2020). Jazmin Charalambous

O Tapete da Rocha As obras têxteis enquadram-se numa tradição de realçar questões sócio-políticas. Na sombra do Estádio de Viseu, esta peça marca um lugar onde o conflito se torna construtivo. Lançando luz sobre os confrontos quase cómicos entre pavões e pombos no Fontelo, o Tapete, de madeira local, é composto por duas vias sobrepostas [...]

“Compasso Inusitado” (2020). Signe Ferguson & Thanasis Ikonomou

Compasso Inusitado A nossa peça é, literalmente, um microfone para uma família de pássaros, uma medida musical frequentemente negligenciada, um compasso inusitado. Propomos uma pequena incisão na terra, colocando o utilizador dentro do dispositivo de escuta, uma espécie de gramofone, dirigido precisamente a uma casa para pássaros vernacular instalada no topo das árvores. Objeto de [...]

“Planeta Primário/Bóia Sideral” (2019). Miguel Palma

Planeta Primário / Bóia Sideral Vivi 20 anos com esta esfera no jardim da minha casa. Por vezes quando a olhava via nela geografias planetárias. As diferentes cores e tonalidades da ferrugem espelhavam camadas de tinta de períodos diferentes. A geografia destes continentes “cicatrizados” foi o resultado dos embates violentos dos navios que durante anos [...]

“Câmara Solar (Inversão)” (2019). Elisa Balmaceda.

Câmara Solar (Inversão) Câmara Solar (Inversão) inspira-se nas construções pré-colombianas destinadas à observação astronómica. Procura recuperar o vínculo do humano com o cíclico, cósmico e ritual, da envolvente, para situar e religar o corpo com a paisagem local, em [sobretudo nestes] tempos de crise ecológica e alterações climáticas. A obra propõe uma arquitetura temporal de [...]

“Lithos” (2019). Natalia Bezerra & Kaitlin Ferguson.

Lithos Lithos é uma escultura reativa quanto à sua envolvente que procura interligar as pessoas com o espaço. A peça utiliza materiais naturais de proveniência local, transformando-as para criar uma escultura que desenha novas interpretações lúdicas da paisagem. O trabalho assume a forma de um litofone interativo, que convida à participação dos possíveis intervenientes. Os [...]

“A Pedra das Pessoas” (2019). Steven Barich.

A Pedra das Pessoas Das cordilheiras de montanhas a monólitos, estelas a marcos, naturalmente formados e esculpidos à mão, os marcadores têm sido usados como ferramentas físicas de referência, desde medir onde estamos, até quanto temos ainda de percorrer. Pode-se argumentar que o graffiti é uma forma de “marcação” e criação de marca, é também [...]

“Pedra Viva” (2019). Liliana Velho.

Pedra Viva "Pedra Viva" é um projeto inspirado numa série de micro práticas relacionadas com flores e plantas, algo que a artista desenvolve desde 2016. Estas micro práticas consistem em observar, recolher e identificar pequenas plantas, que depois são usadas no seu trabalho em cerâmica. Muitas vezes servem de inspiração para conseguir formas mais orgânicas, [...]

“14.000 Newtons” (2018). Pedro Pires.

14.000 Newtons Esta escultura enquadra-se no projeto que o artista tem vindo a desenvolver sobre migração, que começou com uma viagem à ilha de Lesbos em Março de 2016. O tempo de pesquisa passado na ilha foi dividido entre trabalho voluntário com a organização não governamental ERCI (assistindo barcos que chegavam com refugiados/migrantes) e recolha [...]