Jardim das Cenas Emolduradas

O Jardim das Cenas Emolduradas está localizado numa encruzilhada existente na Mata do Fontelo, transformando um espaço de trânsito num espaço de encontro. Enquanto que a geometria externa do triângulo remete para os trilhos do local, a geometria interna emoldura uma mise-en-scène de performance colaborativa.
Inspirada pela técnica do pintor Grão Vasco, de emoldurar paisagens e cenas complementares (em segundo plano) integrando-as na composição principal, esta obra utiliza uma série de aberturas/molduras que se destinam a re-contextualizar o seu entorno. Se a partir do interior da obra, as noções e definições de primeiro plano e segundo plano, colapsam ainda que se mantenham emolduradas; ao mesmo tempo que a relação entre público e performer se vai alternando

Ficha técnica

Jardim das Cenas Emolduradas, 2018

Autoria: The Open Workshop
Equipa de Projeto: Neeraj Bhatia, Jared Clifton, Shawn Komlos, Hayfa Al-Gwaiz
13 x 10 m
Madeira, Aço, Acabamento em Betão
Mata do Fontelo / 40.6572150, -7.8995940

Nas palavras do autor

Neeraj Bhatia

The Open Workshop é um atelier de urbanismo arquitetónico que se foca na relação entre forma e território. Especificamente, interessa-se no agenciamento da forma, de modo a influenciar sistemas políticos, económicos e ecológicos. Utilizando uma abordagem “transcalar” aplicada à investigação em design, a instituição percorre uma complexa linha de orientação, que evolui ao longo e entre a permanência e a efemeridade, controlo e escolha, legibilidade e ilegibilidade, individual e coletivo, determinação e indeterminação, figura e campo. O nome do atelier – The Open Workshop [A Oficina Aberta] – é uma referência à obra de Umberto Eco, A Obra Aberta (1972). O atelier dedica-se à expansão e evolução do conceito de Eco para o âmbito da arquitetura, de modo a incluir o domínio público pluralista e o contexto da transformação ambiental. Em 2016, The Open Workshop recebeu os prémios Architectural League Young Architects Prize, e o Emerging Leaders Award (DesignIntelligence).

Arquiteto e designer urbano, natural de Toronto, Canadá. Fundador de The Open Workshop. O seu trabalho encontra-se na intersecção da política, infraestruturas e urbanismo. Atualmente é Professor Assistente no California College of the Arts, onde igualmente assume o cargo de co-diretor do laboratório de investigação em urbanismo, The Urban Works Agency. Anteriormente lecionou nas Universidades de Cornell, Rice e Toronto. Algumas das menções e prémios mais relevantes incluem o Emerging Leaders Award da DesignIntelligence, uma Fullbright Fellowship, bolsas da Graham Foundation, Sheel Center for Sustainability e os prémios Lawrence B. Anderson Award, ACSA Faculty Design Award, o primeiro-prémio do Odebrecht Award for Sustainability. É co-editor das publicações Bracket [Takes Action], The Petropolis of Tomorrow, Bracket [Goes Soft], Arium: Weather + Architecture; e co-autor de Pamphlet Architecture 30: Coupling — Strategies for Infrastructural Opportunism. Possui um mestrado em Arquitetura e Urbanismo (Massachussets Institute of Technology) e um bacharelato em Estudos Ambientais, bem como um bacharelato em Arquitetura (University of Waterloo).

Localização

Mata do Fontelo
Viseu, Portugal
40.6572150, -7.8995940

Ver percurso no Google Maps.