A Primeira POLDRA Talk 2018 ocorreu no dia 15 de Setembro, no Solar do Vinho do Dão (em que cumpre agradecer à CVR Dão pelo acolhimento disponibilizado).

Numa sessão de tom coloquial e, de certo modo, intimista, Emília Ferreira (Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa) e Stella Ioannou (Codiretora do festival “Sculpture in the City”, Londres), abordaram os respetivos desafios e visões quanto às instituições e projetos que representam, bem como no que se refere à importância das ligações e protocolos inter-institucionais.

A importância da criação contemporânea e do estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de ações concretas, foram ponto comum das duas apresentações. Reportando-se a contextos distintos, ficou contudo claro, que se criada uma dinâmica de equipa, motivada e orientada para os fins específicos que cada instituição/projeto defende, os passos seguintes são no sentido do crescimento e de um melhor serviço prestado à comunidade para a qual e na qual se desenvolve o trabalho. A Arte Contemporânea como elemento de diferenciação comunitária e pólo de agregação dessa mesma comunidade foi ressalvado como uma das mais importantes dimensões a atender.

Perante os parceiros POLDRA, foi em seguida possível realizar uma visita pelas obras integrantes do Percurso de Escultura Contemporânea, da Mata do Fontelo.