No dia 24 de Novembro, decorreu no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha) o primeiro dos Simpósios de Investigadores da R3iAP (Rede de Investigação, Informação e Intervenção em Arte Pública), em que participam os fundadores da Rede. Nela foi realizada uma apresentação do POLDRA e do interesse que representa para a Rede, sendo indicado como primeiro – e único até ao momento – caso de estudo no âmbito da referida Rede. Dá-se deste modo, continuidade ao processo de interligação do POLDRA com Redes e instituições nacionais que abordem e analisem as práticas e teorias em torno à questão da Arte Pública/Arte em Espaço Público, permitindo desenvolver trabalho em articulação com algumas das mais credenciadas entidades e investigadores neste domínio.

A R3iAP foi apresentada publicamente no Encontro Ciência’18 (2-4 Julho de 2018, Lisboa), promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A R3iAP é um projecto do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes – UCP – Escola das Artes, coordenado pelo Prof. José Guilherme Abreu; e o seu Núcleo de Fundadores é formado pelo: CITAR- Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (UCP-EA); 2iADS – Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (FBAUP); CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (FAUP); CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes (FBAUL); SAUC – Urban Creativity (FBAUL); IHA – Instituto de História da Arte (FCSH.UNL); VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes (FCT-UNL+FBAUL); HEI-LAB – Human Environment Interaction Lab (ULHT); OCAF (CMOvar); Instituto Coordenador da Investigação (UBI); Laboratório Hércules (UE); e Museu José Malhoa (Caldas da Rainha) / Direcção Regional da Cultura do Centro.

Tal como sustentado pela Rede: “A Arte Pública não é na verdade uma forma artística, mas um princípio. Um princípio de melhoria. É um princípio para melhorar a transformação do ambiente através da arte, usando as artes para auxiliar todos aqueles que estão envolvidos na melhoria da qualidade do ambiente.” (Lorraine Cox, Public Art Forum, 1996)