No âmbito das JEP 2018, foi ontem (28/09/2018) iniciado o programa “Curador Júnior POLDRA” que se destina a um público infanto-juvenil – interagindo com o Percurso de Escultura Pública da Mata do Fontelo.

O programa procura incentivar o conhecimento do contexto de criação e implantação das obras do POLDRA, bem como as mensagens das próprias obras e intenções dos seus autores, colocando em debate conceitos como arte, criação contemporânea, espaço, escala, estética, e intervenção pública. Igualmente, e como não poderia deixar de ocorrer, o Fontelo, com sua existência histórica; e outros exemplos de arte pública da cidade de Viseu, foram abordados e tomados como elemento comparativo entre a criação que se realiza no nosso tempo e aquela que, sendo contemporânea, o era num outro contexto temporal.

O primeiro grupo de Curadores Júnior, numa iniciativa que ocorreu em colaboração com a EB da Ribeira (do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, Viseu), é igualmente parte integrante do modelo de desenvolvimento e adaptação do KIT POLDRA infanto-juvenil, orientado para um modelo participativo de conceção.

Fica registado o reconhecimento e agradecimento, da Organização, aos integrantes (institucionais e individuais) na actividade e aos Curadores Júnior em particular.