14.000 Newtons

Esta escultura enquadra-se no projeto que o artista tem vindo a desenvolver sobre migração, que começou com uma viagem à ilha de Lesbos em Março de 2016. O tempo de pesquisa passado na ilha foi dividido entre trabalho voluntário com a organização não governamental ERCI (assistindo barcos que chegavam com refugiados/migrantes) e recolha de documentação física e digital.
A obra composta de 140 coletes salva-vidas cor de laranja fluorescente que contrastam com o verde do Parque e com a vida que existe no mesmo. A ideia desta obra é criar um diálogo de contraste com o Parque e com a realidade de Viseu, abrindo espaço para discussão sobre migração, sobre a Europa, sobre responsabilidade e sobre vida e morte.

Ficha técnica

14.000 Newtons, 2018

Autoria: Pedro Pires
257 x 237 x 394 cm
Ferro, Coletes Salva-vidas, Borracha
Mata do Fontelo / 40.6578600, -7.8989970

Nas palavras do autor

Pedro Pires

Nasceu em Luanda (1978, Angola). Possui o mestrado em Fine Arts, atribuído pelo Central Saint Martins College of Design (Londres, Reino Unido). Licenciado (2005) em Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal). Em 2004 foi-lhe atribuída uma Bolsa “Erasmus” na Universidade de Artes Plásticas de Atenas.

No seu trabalho explora questões sobre identidade e estereótipos em relação direta com Educação, História e Instituições. Este interesse vem da sua experiência pessoal enquanto Angolano e Português. Explora a sua identidade e posição política, social e económica destes dois países e continentes. Usa diferentes meios, técnica e objetos do quotidiano que são fortemente utilitários e produzidos e massa, para construir vários significados figurativos e conceptuais de identidade em diferentes sociedades. Há uma constante preocupação em pensar sobre assuntos locais e globais, usando referências de contextos tradicionais, populares, locais ou estrangeiros.

Conta com mais de 10 anos de carreira artística, tendo o seu trabalho já sido exposto em locais como: Museu de Historia Natural de Angola; Museu de Belas Artes de Montreal, Canada; 1:54 Art Fair and Christie’s, Londres, UK; Lagos Biennial, Nigéria; Cape Town Art Fair, África do Sul; Grand Palais – ArtParis, França; Gallery Momo, Johannesburg e Cape Town, África do Sul; Lorne Biennale, Australia; ExpoChicago, Chicago, USA.

Localização

Mata do Fontelo
Viseu, Portugal
40.6578600, -7.8989970