Inauguração

9 de Outubro, 2020.

Foram apresentadas publicamente as 4 novas obras de arte que integrarão durante os próximos anos o Circuito de Escultura Pública da Mata do Fontelo. O Circuito, agora com um total de 10 obras, encontra-se deste modo aberto e ao dispor de todos os visitantes do Fontelo.

Apresentação POLDRA 2020

24 de Setembro, 2020 - Conferência de Imprensa no João Dias Studio

Mata do Fontelo passará a acolher dez obras de escultura pública, mais quatro que no ano anterior. As novas obras serão concebidas pelo português Rui Sanches, o angolano Kiluanji Kia Henda, a britânica Jazmin Charalambous e a dupla Thanasis Ikonomou e Signe Ferguson.

À conversa com...

15 e 16 Setembro, 2020. 18h00 na Mata do Fontelo

Nos dias 15 e 16 de Setembro, João Dias (Diretor Artístico) e Rui Sanches (Artista Plástico), caminharam pelo espaço do Fontelo, conversando, respetivamente, sobre o Festival de Escultura e a sua obra.

OPEN CALL 2020 - Resultados

O Júri tomou a sua decisão.

Jazmin Charalambous (GBR) com "Carpet of the Rock" e Signe Ferguson (USA) & Thanasis Ikonomou (GRC-CAN) com "Misplaced Measure" são as escolhas para 2020.

Inauguração Oficial - Poldra 2019

12 de outubro, 2019. 15h00 na Mata do Fontelo

Foi na tarde de Sábado dia 12 de Outubro, que se apresentaram as 5 novas obras do POLDRA constituindo - em conjugação com as 3 que inauguraram o referido circuito em 2018 - o Circuito de Escultura Pública de Arte Contemporânea da Mata do Fontelo.

POLDRA Talk #04

16 Outubro, 2019 - 10h00. Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPV (Sala 7)

Na POLDRA TALK #04, uma sessão dupla, tivemos o prazer de receber Teresa Boieiro e Luísa Moreira, fundadoras da Ocupart e diretoras do The New Art Fest; e Lourenço Egreja, curador.

Convite: Inauguração das Novas Esculturas Públicas

12 de outubro, 2019. 15h00 na Mata do Fontelo

Apresentamos as obras de Miguel Palma, Elisa Balmaceda, Steven Barich, Liliana Velho, Natalia Bazerra & Kaitlin Ferguson que passam a integrar o percurso de escultura pública daquela Mata.

Neeraj Bhatia vence “Prix de Rome in Architecture”

16 Agosto, 2019

A distinção foi entregue tendo por base a obra “Jardim das Cenas Emolduradas”, instalada na Mata do Fontelo, concebida e executada especificamente para a edição inaugural do POLDRA.

OPEN CALL

Anúncio dos Resultados

O Júri selecionou duas obras para se concretizarem nesta segunda edição do POLDRA. Assim, as propostas “LITHOS” de Natalia Bezerra (E.U.A) e Kaitlin Ferguson (Escócia); e “Pedra Viva”, da artista portuguesa Liliana Velho, poderão ser visitadas a partir de Outubro deste ano.

POLDRA Talk #03

11 Maio, 2019 - 18h30. ACERT (Tondela)
13 Maio, 2019 - 14h30. Escola Superior Agrária do IPV (Sala 1)

POLDRA Talk com François Matarasso, escritor, investigador e especialista no domínio da arte participativa/comunitária.

OPEN CALL

Candidaturas até 7 de Abril, 2019

Está aberta uma Open Call para ocupar a Mata do Fontelo em Viseu com propostas de arte em espaço público. O foco está na vertente escultórica e todos os interessados, independentemente da nacionalidade, poderão participar.

POLDRA Talk #02

12 Janeiro, 2019 - 16h00. Casa do Adro (Adro da Sé, Viseu)

POLDRA Talk com João Silvério, curador de arte contemporânea.

R3iAP - POLDRA

24 de Novembro de 2018

Decorreu no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha) o primeiro dos Simpósios de Investigadores da R3iAP (Rede de Investigação, Informação e Intervenção em Arte Pública), em que participam os fundadores da Rede. Nela foi realizada uma apresentação do POLDRA e do interesse que representa para a Rede, sendo indicado como primeiro – e único até ao momento – caso de estudo no âmbito da referida Rede

“Portugal entre Patrimónios” – REUNIÃO, em Lisboa, no MNAC

30 de Outubro de 2018

Estivemos representados na reunião inaugural do projeto "Portugal entre Patrimónios", coordenado pelo Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado.

Aviso: Acesso condicionado à Mata do Fontelo

13 de Outubro de 2018

Devido aos danos causados pela Tempestade Leslie, o acesso à Mata do Fontelo está condicionado.

Jornadas Europeias do Património 2018 + Curador Júnior

28 SETEMBRO, 2018. Mata do Fontelo

No âmbito das JEP 2018, foi iniciado o programa "Curador Júnior POLDRA" que se destina a um público infanto-juvenil - interagindo com o Percurso de Escultura Pública da Mata do Fontelo.

POLDRA Talk #01

15 SETEMBRO, 2018 - 16h30. Solar do Vinho do Dão

POLDRA Talk com Emília Ferreira (Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Lisboa - Portugal) e Stella Ioannou (Codirectora de “Sculpture in the City”, Londres - Reino Unido)

Inauguração Oficial

8 SETEMBRO, 2018 - 18h00. Mata do Fontelo

Realizou-se, na Mata do Fontelo, a Inauguração Oficial do POLDRA através da apresentação do Circuito Temporário 2018, com a presença dos artistas das diferentes obras: Cristina Ataíde, Neeraj Bhatia e Pedro Pires.

poldra-texto-mp

bridging
the use and
perception
of public space